Minicursos

Tema Ministrantes Local Vagas Ementa

Minicurso 1- Produção de Materiais Didáticos para Educação de Pessoas com Deficiência Visual

Prof. Dr. Douglas Christian Ferrari De Melo (UFES)

Colaboradoras: Annelize Damasceno  Silva Rimolo e Laís Pertetuo Perovano 

 

a definir 40 Produção e desenvolvimento, unindo teoria e prática, de materiais didáticos pedagógicos para alunos com deficiência visual como figuras geométricas, desenhos, mapas, tabelas e similares, livros didáticos, material em braile, jogo da velha, dominó, jogos de memória, etc.
Minicurso 2- O Atendimento Educacional Especializado e a Formação de Professores Especialistas com Ênfase na Educação de Surdos e Surdocegueira Prof.ª Dr.ª Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez (USP) a definir 100

Este minicurso pretende problematizar as demandas de atendimento educacional especializado por estudantes surdos e surdocegos, os impactos para a formação de professores especialistas.  As questões da comunicação, língua e aprendizagem a construção de percursos escolares, a interação como elemento central do processo de ensino e aprendizagem. As formas de comunicação possíveis para o estudantes surdocego, a definição e escolha.

Minicurso 3 - Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Ensino Superior

Prof. Dr. Eduardo José Manzini (UNESP/Campus Marília)

a definir 100
A área de Tecnologia Assistiva (TA) tem se ampliado no Brasil e a Educação Especial tem se beneficiado com as conquistas da Política de Educação Especial, mais especificamente as Salas de Recursos Multifuncionais que é composta por equipamentos e recursos de TA. Apesar do investimento nessas salas, ainda existe uma lacuna na formação do professor para fazer uso desses recursos e equipamentos. O objetivo deste minicurso é apresentar, aos participantes, instrumentos de avaliação destinados alunos com deficiência para, então, iniciar a indicação de recursos para prover as necessidades desses alunos. A avaliação é o início do processo educacional. Dentre os instrumentos de avaliação focaremos no ASPA-PC, com avaliação de alunos com paralisia cerebral, em vários instrumentos para avaliação de habilidades comunicativos de alunos não-falantes e em alguns instrumentos para a avaliação da acessibilidade na escola.

Minicurso 4 - A matriz marxista nos estudos de Vigotski sobre o desenvolvimento humano

Prof.ª Dr.ª Anna Maria Lunardi Padilha (Voluntária da UFF)

Prof. Drnd. Cesar Augusto Rodrigues (Unimep)

a definir 100 O objetivo deste minicurso é abordar os fundamentos filosóficos da escola de Vigotski, com ênfase nas raízes marxistas que norteiam seus estudos sobre o psiquismo humano, aproximando suas contribuições conceituais e metodológicas do debate contemporâneo sobre a educação como direito de todos. Propõe-se a discutir os princípios de sua pedologia - ciência do desenvolvimento da criança – articulando-os com a defectologia – estudo do desenvolvimento das pessoas com deficiência. Fundamentos filosóficos do pensamento de Vigotski: suas raízes marxistas. O pensamento da escola de Lev Vigotski e o método materialista histórico e dialético de pesquisa. Desafios da educação em um “novo tempo do mundo”. Lev Vigotski e a transformação socialista do homem. Fundamentos da pedologia e da defectologia de Vigotski. Dilemas a enfrentar na proposta revolucionária de escola para todos.

Minicurso 5 - Autismo e educação: 10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Ariadna Pereira Siqueira Effgen (SEDU-PMS/ SEME-PMC)

Emilene Coco dos Santos (SEME-PMV)

Fernanda de Araújo Binatti Chiote (CRIARTE-UFES)

a definir 100

10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; A escolarização do aluno com autismo no ensino regular: acessos, permanências e mudanças; O papel da escolarização no desenvolvimento humano; Trabalho docente e compromisso ético; O aluno com autismo e a educação especial inclusiva em tempos de crise.

Minicurso 6 - Comunicação Alternativa no Contexto Escolar: possibilidade de acesso ao currículo por alunos sem fala articulada

Prof.ª Dr.ª Vasti Gonçalves de Paula (SEME-PMV/ Faculdade Doctum-Serra-ES)

a definir 40 Discutir e problematizar a linguagem em sujeitos com paralisia cerebral sem fala articulada. Conhecer e refletir sobre as possibilidades de implementação da CAA nos diversos tempos e espaços da escola, considerando esse recurso como uma importante via de acesso ao currículo escolar.  

Minicurso 7 - O Sistema Braille no Processo de Alfabetização da Criança Cega

Prof.ª Dr.ª Fabiana Alvarenga Rangel (Instituto Benjamin Constant/IBC)

Prof.ª Katia Mara Neves Mendes de Oliveira (Instituto Benjamin Constant/IBC)

a definir 40 Este minicurso objetiva introduzir conhecimentos referentes ao aprendizado do sistema Braile no processo da alfabetização da criança cega. Pretende-se destacar aspectos específicos do sistema Braile nesse processo, orientando-se de modo introdutório o pré-braille, bem como questões pertinentes ao desenvolvimento do sistema Braile no aprendizado da leitura e da escrita. Serão apresentados igualmente recursos diferenciados para o ensino do sistema para crianças em fase de alfabetização. O minicurso alternará aulas expositivas e práticas, quando os participantes experimentarão os materiais apresentados.

Minicurso 8 - Educação Especial Hospitalar Escolar e Não Escolar: Abordando Fenomenologicamente as Práticas Educacionais e Pedagógicas

Prof. Dr. Hiran Pinel (UFES)

Prof.ª Dr.ª Silvia Moreira Trugilho (Emescam)

Prof. Dr. Vitor Gomes (UFES)

Prof.ª Esp. Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley (aluna do Curso de Mestrado - PPGE/UFES)

Prof.ª Ma. Hedlamar Fernandes (Instituto ECOLE)

a definir 100 A fenomenologia: filosofia e o método. O método fenomenológico em Psicologia e em Educação/ Pedagogia. Fenomenologia aplicada à Educação Especial Hospitalar Escolar e Não Escolar. Educação Especial e Educação Especial Hospitalar que acontece em hospitais, clínicas, domicílios etc., planejada/ executada/ desenvolvida junto aos estudantes com quadros clínicos graves, suas famílias e equipes de saúde e educação. Legislações. Sujeitos da Educação Especial e alunos de interesse da Educação Especial com necessidades educacionais especiais temporárias ou transitórias. Brinquedotecas hospitalares: o escolar e não escolar. Práticas Pedagógicas na classe hospitalar (e fora dela) junto a um estudante com craniofaringiona com cegueira consequencial: descrevendo compreensivamente os modos de ser. 

Minicurso 9 – Formação de Professores para a Inclusão

Prof. Dr. Gerson de Souza Mol (UNB)

a definir 100 Exercício da cidadania e acesso à Educação Formal. Sistema educacional brasileiro e promoção de reformas para atender a diversidade humana nas salas de aula. Reconhecimento e redução das diferenças pela via do trabalho educacional. Acesso e aprendizagem para todos na escola. Adequação das práticas pedagógicas aos alunos com deficiência visual em prol da inclusão escolar. Formação inicial e continuada na perspectiva da inclusão para professores de Ciências.  

Minicurso 10 - Financiamento da Educação Especial: acompanhamento e controle social dos recursos públicos

Prof.ª Dr.ª Marileide Gonçalves França (UFES-Campus de Alegre)

a definir 40

Fundamentação teórica de financiamento; fontes e procedimentos para obtenção de dados referentes às verbas destinadas à educação especial; problemas em relação à transparência da gestão desses recursos; estudo de caso do município de Vitória, Espírito Santo; controle, acompanhamento e transparência no registro de fontes e despesas dessa modalidade de ensino nos balanços financeiros; e desafios e possibilidades de estudos sobre o financiamento da educação especial.

Minicurso 11 - Altas Habilidades/Superdotação: formação de professoras e professores na perspectiva da inclusão escolar

Prof.ª Mestranda Maria Amélia Barcellos Fraga (SEME/PMV)

Prof.ª Dr.ª Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto (SEME/PMV)

a definir 60
Política de formação continuada destinada aos profissionais do magistério. Princípio da inclusão escolar no ensino regular e nas proposições do AEE. Processo de identificação e mediação pedagógica para este público específico da modalidade Educação Especial. Práticas educacionais compatíveis com as necessidades dos estudantes inicialmente identificados no processo da Educação Básica.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910