Apresentação - INSCRIÇÕES ENCERRADAS
VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
XVIII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEMA: “MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESMONTE, PRIVATIZAÇÃO E FILANTROPIZAÇÃO”.
O Seminário Nacional de Educação Especial e o Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, este último realizado desde 1997 pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES (FPEI-ES), sediado no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da Ufes, acontecem concomitantemente, sendo considerados um evento conjunto, o qual é realizado de forma presencial e bianualmente.
O Seminário é organizado pelos membros do referido fórum que são, majoritariamente, professores e pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação da Ufes, profissionais da educação do estado e dos municípios do ES, pessoas vinculadas a coletivos, movimentos sociais e entidades, tendo como objetivo central possibilitar a discussão de temas atuais sobre educação especial em âmbito nacional e internacional sem perder de vista a totalidade da educação na qual está inserida.
Dado ao seu caráter científico e social, este evento tem se configurado como disparador de mudanças na construção de um modelo de sociedade mais justa e democrática, com a participação de diferentes segmentos sociais.
O Seminário Nacional de Educação Especial e o Seminário Capixaba de Educação Inclusiva vêm contribuindo com a produção e socialização de conhecimentos em Educação Especial e com o debate sobre a inclusão na educação, especialmente, junto aos professores da educação básica, de alunos identificados na política da área como público da educação especial. Essa iniciativa tem promovido o fortalecimento da garantia do direito à educação desse público no âmbito da escola comum a todos e todas. Nesse sentido, o FPEI-ES oportuniza a formação de profissionais da educação básica, colocando-os em diálogo com pesquisadores da educação e da educação especial.
Desde 1997, os membros do FPEI-ES articulado ao NEESP/CE/UFES e a outras instâncias da Ufes e da sociedade civil têm lutado incansavelmente para qualificar o debate em defesa do direito, especialmente, das pessoas com deficiência à educação pública, estatal, gratuita, laica, de gestão democrática e de excelência na escola comum e, também, trabalhar a favor do acesso, da permanência e das condições adequadas e necessárias aos processos de ensino-aprendizagem do público da educação especial na educação básica, nas modalidades de ensino e no ensino superior.
Neste grave momento em que o retrocesso se configura como projeto de governo no Brasil, observamos com perplexidade e preocupação o desmonte da educação pública nas neoliberais implementadas, bem como, os recentes e sucessivos ataques à educação inclusiva nas escolas comuns. Nesse sentido, ainda em um contexto de crise política, econômica e sanitária, os membros do FPEI-ES, em assembleia no dia 14 de março de 2022, deliberaram por debater a mercantilização da educação especial nas edições do VII Seminário Nacional de Educação Especial e XVIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva (2022) por meio do tema: “Mercantilização da educação especial: desmonte, privatização e filantropização”.
Reconhecemos as tensões históricas no campo da educação especial que estão presentes nas concepções de educação inclusiva, no lócus do atendimento do seu público, em sua definição, na formação inicial e continuada de professores para a área, entre outras. Nesse processo, foi fundamental para a garantia do direito à educação desse público nos diferentes níveis e modalidades de ensino com a garantia de recursos e apoios, por meio de seu financiamento no âmbito dos fundos da educação básica, foi fundamental para a garantia do seu direito à educação. Esse financiamento permite afastar a educação desses estudantes de práticas de investidores sociais, que a conduzem ao assistencialismo e ao privatismo.
Nessa direção, temos como meta socializar e debater a produção de conhecimento na área de Educação Especial, destacando o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, identificados como público da educação especial, nos contextos da educação básica, das modalidades de ensino e do ensino superior. Assim sendo, as temáticas que perpassam as discussões do VII Seminário Nacional de Educação Especial e XVIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva (2022) enfocam aspectos como: as políticas públicas para a referida área, visando, sobretudo, o direito à educação, sem perder de vista os seus determinantes em uma sociedade capitalista e neoliberal, as práticas pedagógicas e a formação de profissionais dos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Para as edições de 2022, a organização do evento considerou imprescindível contar com a colaboração de pesquisadores(as) internacionais e de alunos do curso de doutorado e egressos da Linha de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFES, em um pré-evento, que acontecerá de forma híbrida, no dia 22 de novembro de 2022, com o propósito de ampliar as contribuições a respeito das principais temáticas contemporâneas no campo da educação especial/inclusiva.
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao nosso evento!