Submissão de Trabalhos

Pesquisas concluídas ou em andamento – Modalidade Comunicação Oral

Cada participante poderá submeter apenas um trabalho como autor(a) principal, mas poderá participar como coautor(a) de outros trabalhos submetidos ao evento. O trabalho submetido deverá ter, além do(a) autor(a) principal, até quatro coautores(as).

O período de inscrição com submissão de trabalhos ao VI Seminário Nacional de Educação Especial e XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva é de 01 agosto a 13 de setembro de 2020. As propostas devem ser enviadas no formato completo (ver normas a seguir), na modalidade comunicação oral, com a identificação do eixo temático indicado pelo(s) proponente(s), exclusivamente, pelo Formulário Google Forms no link https://forms.gle/mpQtSLyMkEFAsHqv6

O trabalho submetido deve ser resultado decorrente de pesquisa concluída ou em andamento, que apresenta análises consistentes (ainda que parciais), organizadas para exposição e/ou apresentação ao público.

Formato dos trabalhos completos

Título do trabalho deve ser digitado na fonte Arial, tamanho 12, centralizado, negrito, caixa alta, com até 15 palavras. Os autores devem escrever seus nomes completos e sobrenomes em fonte minúscula e iniciais maiúsculas, seguidos do nome da instituição à direita do título, da agência financiadora (se houver) e indicação do eixo temático – alinhado à direita. Deve indicar, em notas de rodapé, a titulação do(s) autor(es) e endereços de e-mails.

O texto deve apresentar um resumo de caráter informativo, expondo o objetivo, problema, metodologia e resultados parciais ou finais. O resumo deve conter entre 250 a 300 palavras, estruturado em um único parágrafo, em espaço simples. Seguido de três a cinco palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do artigo.

Quanto ao formato, o texto deve apresentar margem superior e esquerda e margem inferior e direita com 3 cm; espaço entre linhas 1,5; fonte Arial tamanho 12; sem recuo para parágrafo e corpo do texto justificado. Digitado no formato de arquivo Microsoft Word. Quanto à estrutura, o texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução (justificativa, objetivo, referencial teórico e revisão de literatura), método, discussão e resultados e conclusões.

O texto completo deve ter entre 25 mil e 30 mil caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, apêndices e/ou anexos (quando houver); os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção da linguagem e normatização técnica da ABNT. 

Avaliação e Reavaliação

A avaliação dos trabalhos será realizada por parecerista do Comitê Científico na condição de duplo cego, garantindo anonimato entre pareceristas e autores(as). A Comissão Organizadora encaminhará as propostas de trabalhos que atendam às normas de submissão do evento ao referido comitê. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível no site do evento a partir de 05 de outubro de 2020. A avaliação levará em conta os seguintes critérios: relevância e pertinência para a área de pesquisa; riqueza conceitual na formulação dos problemas; consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área; originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Após divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos, os autores terão o período de 06 a 09 de outubro de 2020 para recursos de reavaliação de trabalhos. Os recursos de reavaliação devem ser enviados via Formulário do Google Forms a seguir:

Link do formulário para reavaliação do trabalho: https://forms.gle/sv87uKDkDBaLro5WA.

O resultado da reavaliação do trabalho pelo Comitê Científico será realizado no período de 10 a 14 de outubro de 2020 e divulgado no site do evento no dia 16 de outubro de 2020.

Observação: Os trabalhos que, após a reavaliação pelo Comitê Científico, não atenderem as normas de apresentação e/ou problemas de ortografia, gramática e digitação não serão publicados nos anais. Portanto, os autores são responsáveis pela revisão da língua portuguesa do trabalho. É de inteira responsabilidade do autor, no momento da submissão do resumo expandido, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida posteriormente a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.

Apresentação

No momento da submissão do trabalho, deve ser indicado(a) no Formulário de inscrição o(a) apresentador(a), caso o trabalho tenha autor e coautor(es).  A apresentação deve ser organizada para o tempo de 15 minutos, com ou sem exibição de slides. Considerando o formato desta edição do evento, as apresentações ocorrerão em salas virtuais por meio de plataformas digitais. As orientações detalhadas sobre a apresentação dos trabalhos serão divulgadas posteriormente no site do evento.

Publicação

Os anais do evento, com os textos completos aprovados para a apresentação, serão publicados na forma online na plataforma de periódicos da UFES no link https://periodicos.ufes.br/snee. Os autores, no momento da submissão, cedem ao Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES os direitos autorais dos referidos textos.

Serão selecionados textos completos, indicados pelo Comitê Científico, para publicação online em um número especial da Revista Educação Especial em Debate (REED). Para consultar a REED acessar o link https://periodicos.ufes.br/reed.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910