Pré-evento
Pré-evento: 22 de novembro de 2022 – Vitória/ES
Inscrições: no período de 14 de outubro a 20 de novembro de 2022.
Link para inscrições: https://forms.gle/NSGjPXPD4EmxBr9Q9
A carga horária do Pré-evento será computada na certificação do evento realizado no período de 6 a 8 de dezembro de 2022.
PROGRAMAÇÃO
09h30: ABERTURA (ON-LINE) – Prof.ª Dr.ª Sonia Lopes Victor (Coordenação)
10h00-12h00: PRÉ-CONFERÊNCIA DE ABERTURA (ON-LINE)
"INCLUSÃO ESCOLAR EM PÓS-PANDEMIA".
Prof. Dr. Joaquim Côloa (Ministério da Educação/Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão; UIDEF Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal)
Coord.: Prof. Dr. Edson Pantaleão Alves (Ufes)
Link para acessar a Conferência: https://youtu.be/GyIBZevwZck
14h00-16h00 – MESA REDONDA (ON-LINE)
"INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA".
Prof.ª Dr.ª Elsie Alejandrina Pérez Serrano (Universidad Internacional Iberoamericana – Unib, Porto Rico/da red de universidades asociadas a Funiber)
Prof.ª Dr.ª Alma de Los Ángeles Cruz Juárez (Universidad Veracruzana-Xalapa/Veracruz - México)
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Denise Meyrelles de Jesus (UFES)
Link para acessar a mesa redonda: https://www.youtube.com/watch?v=JW-aMwl9u-8
SESSÕES CONVERSA (PRESENCIAL)
19h00-21h00 - Local: Centro de Educação UFES – presencial
N.º das Sessões |
SESSÕES CONVERSAS |
01 |
Tema: Formação de professores da educação especial Ementa: Com base na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, essa sessão conversa abordará a temática da formação de professores de educação especial. Avanços, limites e as potencialidades na definição do conhecimento necessário à formação do professor que atua na Educação Especial e do locus dessa formação. A concepção política e organizacional sobre terminologias, atribuições, conhecimentos e requisitos que definem essas formações. |
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Responsável: Amanda Costa Camizão Savergnini |
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Sala: Auditório do PPGE 90 lugares |
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Coordenação: Angela do Nascimento Paranha de Oliveira |
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02 |
Tema: Atendimento educacional especializado: história, organização e operacionalização Ementa: Com os avanços da legislação e os estudos no campo da educação especial, o atendimento educacional especializado transformou-se em um serviço ofertado no turno de escolarização do estudante vinculado à modalidade de educação especial e/ou contraturno na sala de recursos multifuncionais. Essa sessão conversa objetiva problematizar a organização e a operacionalização do referido atendimento, tendo em vista a apropriação do conhecimento e a garantia do direito à educação desse público. |
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Responsável: Patrícia Santos Conde de Christo |
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Sala: Sala 26 M – 45 lugares |
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Coordenação: Gianni Marcela Boechard Magalhães |
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03 |
Tema: Educação de surdos desde documentos do século XIX: uma problematização histórica A história da educação de surdos constitui-se campo a ser problematizado diante de documentos do século XIX. Em sua maioria, em Língua Francesa e ainda não traduzidos para o Português, tais fontes permitem-nos discutir a educação de surdos para além do binarismo metodológico (sinais x método oral puro) e oposições entre surdos e ouvintes. As atas dos congressos internacionais organizados por surdos apontam para protagonismos surdos longínquos e tão atuais, sugerindo pôr em suspenso algumas verdades historiográficas. |
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Responsável: José Raimundo Rodrigues |
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Sala: IC-4 - Sala 24 - 16 lugares |
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Coordenação: Eliane Telles de Bruim Vieira |
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04 |
Tema: Processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual: uma aposta na mediação pedagógica Processos de apropriação de leitura e escrita. Práticas pedagógicas inclusivas. Processos de compensação social. Trabalho e ensino colaborativo. Ensino em multiníveis. Avaliação inicial e formativa dos estudantes. O papel do coletivo nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. As contribuições da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica na dinâmica da sala de aula. |
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Responsável: Alice Pilon do Nascimento |
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Sala: Sala: IC-4 Sala 32 - 35 lugares |
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Coordenação: Sônia Aparecida Alvarenga Vieira |
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05 |
Tema: Tessituras na escola: a constituição de uma professora de educação especial na área de deficiência visual Os modos de ser professora nas escolas se constitui a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da formação inicial e das vivências nas instituições educativas, ambos entrelaçados aos argumentos legais do contexto educacional nacional. Com essas diretrizes iniciais e amparados pela teoria eliasiana, objetivamos apresentar a sistematização de tessituras escolares constituintes da singularidade profissional de uma professora de educação especial junto a estudantes com deficiência visual, matriculados em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. |
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Responsável: Giselle Lemos Schmidel Kautsky |
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Sala: IC-4 Sala 28 - 16 lugares |
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Coordenação: Claudiana Raymundo dos Anjos |
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06 |
Tema: Acessibilidade arquitetônica e os processos de inclusão de estudantes com deficiência na UFES Discussão sobre a acessibilidade arquitetônica da Universidade Federal do Espírito Santo, considerando a sua implicação na garantia do acesso, da permanência e do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial no ensino superior, para a constituição da educação inclusiva. Abordaremos dois eixos da acessibilidade: arquitetônica e atitudinal. Todas as reflexões estão fundamentadas na Sociologia Figuracional de Norbert Elias. |
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Responsável: Larissa Littig Francisco |
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Sala: IC-4 Sala 26- 16 lugares |
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Coordenação: Marcelo Loureiro Ucelli |
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07 |
Tema: Atendimento educacional especializado como ação pedagógica em educação especial Ementa: Histórico da oferta do atendimento educacional especializado em Educação Especial. Fundamental normativa. O atendimento educacional especializado como ação pedagógica em educação especial. As práticas pedagógicas desses serviços para além das salas de recursos multifuncionais. |
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Responsável: Alexandro Braga Vieira /Sabrina Selvatici Gomes Ghidini |
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Sala: Sala 27 M – 45 lugares |
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Coordenação: Daniella Côrtes Pereira Borges |
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08 |
Tema: Atendimento escolar domiciliar no sistema de ensino municipal de Vitória/ES: um estudo de caso Reflexões acerca do atendimento escolar domiciliar no sistema de ensino municipal de Vitória - ES: direito à educação e os dispositivos legais que asseguram e organizam o atendimento escolar domiciliar; para que discentes, com ou sem deficiência, impossibilitados de frequentar a escola, temporária ou permanentemente, possam ter seus direitos de aprender e se desenvolver assegurados, em domicílio. |
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Responsável: Paulo da Silva Rodrigues |
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Sala: Sala 14 M – 18 lugares PPGE |
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Coordenação: Israel Rocha Dias |
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09 |
Tema: Educação como Direito: Classe Hospitalar, APD e Brinquedoteca Hospitalar Considerando a educação como direito “mesmo a um milésimo de segundo antes de morrer” (PINEL, 2005), refletimos sobre tal garantia por parte do estudante da educação básica educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado. Desde as práticas, desafios e legislações vigentes da brinquedoteca hospitalar, da classe hospitalar e do atendimento pedagógico domiciliar nos questionamos: O que temos feito a respeito? |
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Responsável: Ana Karyne Loureiro Gonçalves Willcox Furley |
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Sala: IC-4 - Sala 27 - 16 lugares - PPGE |
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Coordenação: Rodrigo Bravin |